domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cuidados com os pés



PODOLOGIA O que fazer quando
seus pés estiverem............
........Resssecados,com calos,frieiras
e outros problemas
desagradáveis.

Veja as sugestões da Podologia para mantê-los bem cuidados:

RESSECAMENTO;
*Causas mais comuns; Andar descalço e usr calçados muito abertos,como sandálias,
chinelos e tamancos.

* Tratamento: Passar diariamente cremes á base de lactato de amônio ou
uréia após o banho.

*Experimente: Aplicar a mistura de 100g de vaselina, meia colher(café) de
extrato de própolis e uma colher de (chá) de mel por trinta
minutos.

CALOS;
Causas mais comuns: Usar calçados apertados e de saltos muito altos.Ter o hábito
de pisar de forma incorreta.

*Tratamento: Lixar os calos uma vez por semana,após o banho,e passar
hiratante.Jamais use lâminas em casa, para evitar infecções.

*Experimente: Isolar os calos com algodão,para evitar o atrito com o calçado
e aplicar compressasde iodo e álcool,que amolecem a pele
e facilitam o lixamento.


UNHA
ENCRAVADA;
*Causas mais comuns: Calçar sapatos apertados e de bico fino,cortar a unha muito
curta e pressionar os dedos contra o sapato.

*Tratamento: Usar aparelhos nas unhas,que exercem tração e ajudam a
corrigir a curvatura.

*Experimente: Cortar a unha reta,evitando deixar os cantos mais curtos que
o centro.Lixe os cantos após o corte e use sapatos
confortáveis.

FRIEIRA;
*Causas mais comuns:Andar descalço em pisos úmidos,como vestiários e saunas,
que favorecem a proliferação de fungos e bactérias.

*Tratamento: Secar bem entre os dedos e aplicar talco cremoso á base de
substâncias fungicidas.

*Experimente: Usar meias de algodão e chinelos de borracha em chuveiros e
vestiários públicos e colocar sapatos úmidos ao sol.

MAU CHEIRO;
*Causas mais comuns:Calçar sapatos sem meias ou com meias de tecidos sintético,
que impedem a absorção de suor.

*Tratamento: Usar sabonetes antibacterianos, secar bem entre os dedos
antes de calçar sapatos e deixar os pés arejados o máximo
possível.

*Experimente: Calçar sapatos de couro,que deixam o pé respirar,não usar
o mesmo par por dois dias seguidos e mergulhar os pés num
chá morno de hortelã.


"CUIDE DE SEUS PÉS, ELES AGRADECEM.............."


[ ... ]

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Rachaduras












QUEM PAGA CARO SÃO SEUS PÉS.....















É verão sempre a mesma coisa, a mulher se produz inteira,roupas, cabelo, unhas da mão e pés esculpidas e decoradas,sapato fino, e infelizmente esquece dos pés,calcanhares com rachaduras e pele desidratada,o que primeiro chama a atenção é a aparência dos mesmos,que geralmente ,nao codizem o restante do corpo produzido.....É HORRÍVEL!!!!!!







Normalmente é o ultímo plano nos cuidados corporais,o pé pode relevar-se uma fonte permanente de dores e saliências esteticamente desagradáveis.







Infelizmente as pessoas dão pouco valor para a saúde dos pés.Elas não tem conciência da sua importância no dia-a-dia.Não lhes atribuem os cuidados nessesários,por acreditarem que estão protegidos e escondidos pelo calçados.

Das podopatias( doenças dos pés),uma que mais se destaca no sexo femenino;e a rachadura no calcanhar ou a Fissura Calcânea (lesões lineares ou estreitas da pele).





Essa podopatia (doença do pé) que aparece em qualquer situação climática,seja frio ou calor.


Quando a epiderme é agredida por fatores externos (atritos com calçados) ou falta de hidratação , a mesma tem reação de engrossamento(acúmulo de queratose),que surge em defesa das camadas mais profundas, formando se assim calos ou hiperqueratose(com ou sem fissuras).
Dica: hidratação diariamente com cremes especificos para os pés,e desejando uma hidratação mais profunda use uma camada de creme e ocluir com filme PVC por 10 minutos, ajuda, acelera e intencifica a hidratação.
[ ... ]

O que é a podologia?


O termo podologia origina-se do grego arcaico tempo por prefixo Podos= Pés,Pés e sufixo Logos= tratado,estudo,conhecimento.Formando então PODOLOGIA nome da ciências que trato o estudo dos pés.Podólogo termo obviamente com as mesmas origens que desgina a pessoa que aplica terapia nós pés,com estudo técnico-científico adequado em Podologia,aprofundado da anatomia, fisiologia e podopatias e conhecimento biomecãnico dos pés.
"A CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO NA ARÉA DE PODOLOGIA RESIDE NUM ÚNICO FATOR: GOSTAR DE PODOLOGIA."
[ ... ]

Unha Encravada


o que é?

A unha encravada ocorre quando uma de suas pontas enterra na pele ao seu redor.Isso acontece porque a pele forma uma barreira ao seu crescimento,como a unha não pára de crescer e é mais dura ela penetra na pele causando dor e inflamação.
A causa é geralmente ,o hábito errado de se cortar os cantos das unhas.Isso causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que penetre na pele.
[ ... ]

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Unhas Encravadas

Unha encravada

O que é?

A unha encravada ocorre quando uma de suas pontas enterra na pele ao seu redor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao seu crescimento e, como a unha não pára de crescer e é mais dura, ela penetra na pele causando dor e inflamação.

A causa é, geralmente, o hábito errado de se cortar os cantos das unhas. Isto causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima e entre na frente da mesma. Com o crescimento, a unha encrava neste local.


O uso de sapatos de pontas finas também facilita o encravamento das unhas. Em crianças recém-nascidas, o uso de macacões com pés fechados também podem ocasionar o problema se não forem bem folgados.

---------

Manifestações clínicas

Os dedos mais atingidos são os dos pés, principalmente os "dedões" e as unhas encravam quase sempre pelos cantos. O quadro se inicia com dor local que vai aumentando de intensidade e pode se tornar insuportável. A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus e formação de um granuloma piogênico (carne esponjosa).


Tratamento:

Ir ao PODÓLOGO e fazer os procedimentos para extração da parte encravada.


[ ... ]

Cuidado com os PÉS


Além de regularmente visitar uma PODÓLOGA é importante ter cuidados diários com os pés. Não só está a contribuir para que fiquem impecáveis no Verão, quando usa sandálias, mas também a contribuir para o seu bem-estar diário. Por que os pés são a base do Corpo.


----


Lixe os pés
A pele dos pés é mais espessa e resistente do que a de outras áreas do corpo, por isso facilmente a sola fica com calosidade e células mortas. Assim, para retirar o excesso de calosidade deve limar, semanalmente, a região dos calcanhares e a sola com uma lima própria para os pés ou com uma pedra-pomes. A melhor altura para limar os pés é depois do banho, já que a pele está mais mole.


---


Pés macios
Para amolecer a pele dos pés deixe-os de molho, durante dez minutos, em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescente meio copo de vinagre). De seguida, massageie os pés com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante. Faça isto uma ou duas vezes por semana.
Esta é também uma boa altura para limar os pés e as unhas, mas antes de massagear os pés com o creme.


---


Unhas impecáveis
Corte as unhas de quinze em quinze dias, de preferência depois do banho. Use um alicate ou uma tesoura para as cortar. Também pode simplesmente apará-las com uma lima, sobretudo se for regularmente à pedicure. Não deve cortar demasiado as unhas nem deixá-las muito compridas. O fato de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos e sujidade; e se as cortar demasiado pode correr o risco de lhe encravar uma unha.


---


Cuidado com a cutícula
Para ter umas unhas apresentáveis, o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas tem de ter muito cuidado, pois pode correr o risco de ter uma inflamação. Se não estiver habituada a retirar o excesso de pele, depois de empurrar a cutícula, o melhor é deixar esta tarefa para a pedicure.


---


Lave os pés
Lave muito bem os pés! Não basta deixar que escorra a água enquanto toma um banho. Deve passar com a esponja entre os dedos. Depois do banho, é importante secar muito bem os pés, pois a umidade acumulada pode dar origem a micoses.


---


Protetor solar
Na praia, coloque protetor solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma ser esquecidos. Além de evitar que a pele fique ressequida, está igualmente a prevenir o cancro de pele.


---


Calos: o que fazer?
O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. Estes devem ser retirados por uma especialista. Mas, a calosidade que costuma aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passa de uma reação natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar esta calosidade, deve limar os pés, corrigir a postura e usar calçado confortável. Se não fizer nada, a calosidade acumula, o que é pior.


Marque seu Horário:


Podóloga Talita (41) 3254-4224

[ ... ]
 

©2009 Podóloga Talita | by TNB